DOCUMENTAÇÃO PARA VIAGEM

Vai viajar sozinho? Te ajudamos na documentação!

Documentação

Quer viajar, mas não gosta de ir com guia ?

Sabemos que nem todo mundo gosta de viajar com guia, quer curtir apenas com os amigos, ou sozinho, enfim não importa!
O que importa é que também nessa modalidade você pode contar com o Rota América para o roteiro e para documentação.

Nosso intuito é que você viaje com segurança e o mínimo de conforto necessário.
Pensando nisso criamos dois tipos de serviço para você:

Auto Guiado Light

De acordo com seu destino e com a quantidade de dias disponíveis o Rota América vai fornecer para você um breve roteiro com quilometragem diária, sugestões de locais para pernoite, turismo e abastecimento. Desse modo você pode viajar um pouco mais tranquilo e aproveitar melhor, principalmente os pontos turísticos, pois muitas vezes deixamos passar lugares incríveis para uma boa parada de fotos.
Auto Guiado Plus

Nessa modalidade o Rota América fornece um suporte completo para sua viagem auto guiada. Vamos te passar um dia-a-dia de viagem com a quilometragem diária e ponto a ponto, paradas para abastecimentos, sugestões para almoço e jantar, turismo gratuito, turismo pago, sugestões de acomodações e suporte via whats app em caso de algum problema. ​Além de todo o mapeamento via Google Maps.

Documentação Necessária

Antes da nossa primeira viagem, pesquisamos bastante para saber quais documentos seriam precisos. Encontramos muita, mas muita informação e uma grande variedade de relatos e opiniões. Então, precisamos aprofundar a pesquisa e separar o que era realmente necessário do que era dispensável, como, por exemplo, a certidão de nascimento.
O que seria, então, realmente necessário? Vamos mencionar um documento de cada vez:

  • PID – Permissão Internacional para Dirigir
    Este é o principal item para quem pretende conduzir fora do Brasil, (apesar de não ser obrigatória nos países do Mercosul), pois é nada mais, nada menos, que nossa habitual habilitação traduzida em outros idiomas (tanto que a validade dele é a mesma da nossa CNH). Para encontrar informações sobre como obter o PID, sugerimos pesquisar no site do Detran do seu Estado, pois para cada localidade as opções mudam. Aqui em SP, por exemplo, eu preenchi uma solicitação on-line (no site do Detran), paguei uma taxa no Banco do Brasil e retirei o PID numa unidade do Poupatempo.

Quer viajar tranquilo, sem dor de cabeça?
A gente cuida do seguro pra você !

Para receber uma cotação do seguro desejado, enviar as informações

Seguro Viagem

Destino, período, endereço com CEP e cópia da habilitação.
Seguro Carta Verde / SOAPEX / SOAT

Destino, período, endereço com CEP, cópia da habilitação e do documento da moto completo
Carta Verde

É o próximo documento importante. Um seguro obrigatório para quem pretende ingressar nos países do Mercosul, com cobertura contra danos materiais e corporais contra terceiros. Para ingresso no Chile, a SOPAEX também é obrigatória, pois ela tem a mesma cobertura que a Carta Verde, mas de uso apenas em território Chileno. Apesar de não ser obrigatória, a contratação de um seguro viagem pessoal também é importante, pois por meio desta proteção é possível obter atendimento emergencial em situações de acidente ou doenças. As demais coberturas variam de seguradora para seguradora e para contratar também basta procurar um corretor de seguros.
Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia

É um documento não obrigatório na América do Sul, mas que aconselhamos ter porque uma hora ou outra pode haver uma epidemia de febre amarela ou outras doenças em determinado lugar. Antes de obtê-lo é necessário ir até um posto de saúde credenciado (ou uma clínica particular) e tomar a vacina contra a febre amarela (ou outra doença). Depois, é preciso fazer um cadastro no site da Anvisa (http://www.anvisa.gov.br/viajante/) e ir até um Centro de Orientação ao Viajante com o comprovante da vacina e um documento pessoal.

Por fim, recomendamos também levar o passaporte ou RG e os demais documentos com os quais já estamos acostumados: CNH brasileira e CRLV da moto.

Bom, com toda essa documentação em mãos, é só esperar a hora de acelerar. Em nosso próximo encontro pelo site, vamos abordar a importância de se preparar previamente com relação à moeda do local a ser visitado.

Chamar
1
Vamos viajar de moto?
Seja-bem vindo ao Rota América, o que podemos lhe ajudar ?